Pages

Saturday, 8 March 2008

Almodóvar encontra Nelson Rodrigues em As Noivas de Barcelona


Como vcs bem sabem, estive em Barcelona recentemente (se não sabiam, sabem agora). No Segundo dia fomos a Sietges para pegar (ver) uma praia. Passamos o dia comendo tapas e curtindo um solzinho do inverno espanhol. Obviamente demos uma bordejada pela cidade. Andando por Sietges, passamos por uma igreja onde havia uma noiva preste a entrar. Foi como estar em um filme. Aquela igreja espanhola, a noiva com um ar de Penelope Cruz, faltou só uma drag entrar gritando dizendo que a noiva era o pai do filho dele (Bem Almodóvar, não?). Daí a noiva não se casaria e passaria a matar todas as noivas da vizinhança (Isso já seria Nelson Rodrigues).

Voltamos para Barcelona no final do dia. Antes de ir para casa passamos em um mirante para apreciar a vista e, obviamente, tomar umas copas. Quando descemos do carro, eis que demos de cara com uma noiva e seu marido (ou quase) a tirar fotos. Apesar de estarmos há pelo menos 100 Km da primeira noiva, achei que era a mesma, já que essa também parecia Penelope Cruz. Mas não era.

Duas noivas no mesmo dia! E as duas parecendo Penelope Cruz! Bizarro.

Bom, fomos para casa para lavar as partes e sair para jantar. Deixamos o carro em casa e resolvemos ir de metro. Prestes a chegar a estação, vimos (e ouvimos) bombeiros e uma ambulância chegando com suas sirenes ensurdecedoras ao mundo, carros parando para dar passagem, pessoas assustadas. Como um bom morador de Londres, pensei o pior. Ao aproximarmos, eis que a revelação do motivo daquele alarde todo nos deixou chocados. Pasmem. Uma noiva havia enganchado seu vestido esvoacante no topo da escada rolante do metro, já na calcada. Foi uma cena surrealissima.

A noiva enganchada, o fotografo oficial a tirar fotos, os padrinhos e convidados em conversações animadas, bombeiros chegando com mangueiras e machados. Começa a juntar gente, pessoas rindo e tirando fotos e a noiva a pousar para as fotos. Uma equipe de sete bombeiros tentando desentalar a noiva. Mais pessoas chegando e tirando fotos. Um furduco.

Infelizmente não ficamos para ver o desfecho. Mas tenho que confessar que depois de anos em Londres, minha primeira reação foi fazer de conta que nada estava acontecendo. Afinal de contas, uma noiva com o vestido enganchado na escada rolante do metro é tão banal quanto um grupo de pessoas dançando a coreografia de Thriller dentro do trem do metro (http://www.youtube.com/watch?v=X6EDAZ3crdY).

No caminho para o restaurante, alguns questionamentos vieram a minha mente:

-Será que ela já havia casado?
-Estaria ela fugindo?
-Onde estaria o noivo?
-Estava ela indo ou vindo de seu casamento de metro?
-Será que na Espanha desenganchar noivas está na lista de deveres dos bombeiros?
-Ver três noivas no mesmo dia tem algum significado?
-Teriam a noivas na Espanha que necessariamente parecer com a Penelope Cruz, haja vista que a nossa terceira noiva era também muito parecida?


Como passei pouco tempo em Barcelona não consegui encontrar respostas para meus questionamentos. Aqueles que conhecem mais sobre os espanhóis poderiam me mostrar a luz no final do túnel? Definitivamente, eu não sou a mesma pessoa depois dessa experiência única.

Abracao.

Nelson


PS: Consegui colocar alguns acentos. Mas tem outros que não rolam nem por reza pesada. Quem sabe na próxima.

4 comments:

Ana Paula Cardoso said...

Nelsinho, você continua se superando em seus posts...aqui no Brasil não estamos em fase de falar bem de espanhóis, não sei se tens acompanhado os noticiários sobre os brasileiros deportados pela Espanha...mas, como acredito que Barcelona quase não é Espanha (talvez por isso tenha gostado tanto de lá), não me surpreendo que você tenha vivido momentos surrealistas na terra que deu ao mundo Dali, Picasso, Miró e GaudÍ. Bem, e quanto todas as noivas parecerem-se com a Penélope Cruz é fácil: os maquiadores devem todos ser especialistas em deixar as espanholas com a cara do ícone de beleza do país.
E continue se empenhando nos acentos. Sem trocadilho, por favor.

Nortpool said...

Nelsinho,
Muito boa!!! Ler a sua narração foi muito mais divertido que presenciar o episódio da noiva enganchada. Continue com os posts.
Abçs
Nort

Fernanda said...

Vc nao poderia estar mais atualizado.
Noiva e Thriller ta super na moda.

http://www.youtube.com/watch?v=OPmYbP0F4Zw

:)
beijinhosss

maria odila said...

Oi Nelson, quando eu me casar de novo (renovar meus votos) com Maria Odila, vou emagrecer 20 kilos fazer cabelo e maquiagem que nem a Penelope e vou me enganchar na escada rolante da Oxford Circus e gritar bem alto: Because I worth it!! Beijo Tathi e Odila manda lembrancas. Ps: a Odila falou que agora nao tem mais garapa!